ANIVERSÁRIO

II COMAR celebra 83 anos com reconhecimento e homenagens

Durante o evento, foi entregue o Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades que se destacaram por seus serviços prestados à Aeronáutica
Publicada em: 23/12/2024 13:35
Imprimir
Fonte: II COMAR
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Scarlet

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), sediado em Recife (PE), foi sede, no dia 09/12, da cerimônia militar em comemoração ao 83º aniversário da Organização Militar, celebrado no dia 08/12.

O evento foi presidido pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, acompanhado pelo Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e pela Graduada-Master da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), Suboficial Renata Neves de Meneses da Silva.

Também prestigiaram a solenidade os Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito das Organizações Militares da GUARNAE-RF, Veteranos da FAB e demais autoridades civis e militares.

Reconhecimentos e Honrarias

Durante o evento, foi entregue o Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades que se destacaram por seus serviços prestados à Aeronáutica.

Os Destaques Operacionais do Comando de Preparo (COMPREP) também foram reconhecidos. Na categoria Ouro, receberam homenagens o Coronel Especialista em Fotografia Gilberto Antônio da Silva Ferreira, o Capitão Especialista em Serviços Administrativos Alessandro Gomes de Melo e o Sargento Especialista em Guarda e Segurança André Antônio Silva de Souza. Já na categoria Prata, foram condecorados o Coronel Capelão Joselito Freire Moreira Araújo Filho e o Tenente-Coronel Aviador Eduardo Maia Arantes.

“Esses reconhecimentos são uma justa homenagem àqueles que se destacaram pelo zelo e dedicação ao longo dos anos, tornando-se exemplos a serem seguidos”, apontou o Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Codinhoto.

A cerimônia também incluiu a imposição da Medalha Militar, criada em 1901, que visa premiar Oficiais e Praças das Forças Armadas por bons serviços prestados. A medalha possui três níveis, sendo elas Ouro, Prata e Bronze, que correspondem a, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de serviços prestados à FAB.

Histórico

A história do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) se confunde com a da FAB, cujos primórdios datam de 1941, com a criação do extinto Ministério da Aeronáutica.

Como Segunda Zona Aérea, seu primeiro Comandante foi o então Coronel Eduardo Gomes, hoje Patrono da Força Aérea Brasileira. A Organização Militar adotou sua nomenclatura atual em 1973 e foi reativada em 2020, após um período de reestruturação que durou quatro anos.

O Major-Brigadeiro do Ar Codinhoto ressaltou o significado histórico e o compromisso da unidade. “Além da fé e do entusiasmo que nos impulsionam, valores essenciais e legítimos balizam nossas condutas e ações, conscientes do papel de nossa Organização e de cada um de nós”, finalizou.

Fotos: II COMAR